Aqui a sociedade tem voz

Entrevista com o Delegado Federal da Lava Jato Felipe Hayashi.

Entrevista com o Delegado Federal da Lava Jato Felipe Hayashi.

By sudamar on 2 de outubro de 2016 in Entrevistas

Nesta entrevista o delegado federal Rafael Andreatta conversa com Felipe Hayashi, delegado federal da Lava Jato que participou em 2011 da investigação das fraudes em obras da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná, que culminaram com a identificação de corruptores, corruptos e intermediários do esquema.
Em um dos endereços de Youssef investigados por Hayashi foi encontrado um contrato fictício da Mendes Júnior com empresas de fachada do doleiro. Depois de preso, o vice-presidente da empreiteira, Sérgio Mendes, veio a admitir que pagou cerca de 8 milhões de reais a Youssef, mas alegou ter sido vítima de extorsão.
O delegado Felipe Hayashi é responsável por vários inquéritos da Operação Lava Jato, que investigam fundos de pensão, empreiteiras e inúmeras empresas de fachada. Também participou da tomada dos depoimentos dr diversos acusados que fecharam acordo de delação premiada como Costa, Youssef, o lobista Júlio Camargo, o empresário Augusto Mendonça Neto e o ex-gerente de Serviços da estatal Pedro Barusco, além de vários outros delatores.
Hayashi é um estudioso de direito internacional e defende melhoras legais para o combate à corrupção. Ele defende a criação e o treinamento de grupos especializados no combate a esse tipo de crime em outras áreas do setor público. Em recente entrevista ele disse que “A corrupção é impossível de acabar; mas podemos minimizar, prevenir e combater. Um ponto importantíssimo é aquilo que a convenção de Mérida prevê, de especializar autoridades encarregadas de combater esse tipo de crime. Policiais, procuradores e juízes precisam estar capacitados para desenvolver suas funções de forma eficaz”, afirmou ele.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *