
Fórum “Segurança Pública: Desafios de uma sociedade em GUERRA.”
By sudamar on 23 de julho de 2016 in Entrevistas, Geral
No dia 21 de julho a Academia Brasileira de Filosofia abriu suas portas para o Fórum “Segurança Pública: Desafios de uma Sociedade em Guerra”, organizado por seu presidente, Professor João Ricardo Moderno e pelo presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro, Clayton Bezerra. O evento também contou com a parceria da FAEPOL (Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa da Polícia Civil), FENADEPOL (Federação Nacional de Delegados de Polícia Federal), ADPF (Associação Nacional de Delegados de Polícia Federal) e o Programa Polícia Cidadã.

Nomes de grande reconhecimento e saber jurídico das diversas esferas de segurança pública participaram do fórum como palestrantes e debatedores, numa tarde de muitas reflexões e discussões com o objetivo de trazer à tona temas inerentes ao cenário atual e propor direcionamentos a serem seguidos pela sociedade.

A mesa de debates foi composta por personalidades efetivamente atuantes, profissionais e estudiosos em segurança. Coordenada durante todo evento pelo Professor Moderno e enriquecida com as experiências e ideias das seguintes autoridades: Juíza Renata Gil (presidente da AMAERJ), Delegado Federal Marcelo Itagiba, Delegado da Polícia Civil Ruchester Marreiros, Juiz Federal Wilson Witzel (presidente da AJUFERJES), Delegado Federal Antônio Rayol, Delegado Estadual Marcus Neves, Promotor de Justiça Marcos KAC, Juiz Alexandre Abraão (presidente do 3º Tribunal do Júri do Estado do Rio de Janeiro), Ex-Deputada Estadual e membro da ABF Aspásia Camargo, Delegado da Polícia Civil José Paulo Pires (Presidente da FENDEPOL), Delegado Federal Luiz Carlos Cruz (diretor regional da ADPF) e Coronel Mario Sérgio Duarte (ex-comandante da PMERJ).
O tema “Desafios de Uma Sociedade em Guerra” foi desdobrado e tratado sob perspectivas diferentes. Porém, todas elas confirmam que o termo GUERRA define o momento crítico que atravessa a segurança pública do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
O Fórum foi transmitido ao vivo pela página www.policiacidada.com.br e inteiramente documentado, seus participantes e palestrantes deixaram depoimentos gravados quanto a importância de um evento desta magnitude.
O livro terá o mesmo nome do fórum e será não só um valioso elemento de consulta para advogados, magistrados, promotores e estudantes como também se tornará um importante registro documental para a história, deste momento grave que a sociedade atravessa.